"É preciso que eu suporte duas ou três crisálidas se eu quiser conhecer as borboletas" . (Exupery)
- peixotonelson
- 17 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Pássaros que ferem, vorazes e violentos são minhas teses por encontrar raras borboletas sobrevoando a área verde da Fundação do Doutor Thomas.
Entretanto, reparem bem.
Crisálidas aparecem na estátua à entrada da sede.
São 90 anos, desde o início da obra humanitária desde ilustre senhor, chamado Harold Thomas.

Uma metamorfose colossal, que o tempo e a potência da vida minúscula de um ovo, fazem acontecer. Como brincos em suas orelhas, tipo de piercing em seu olho direito e na garganta, podemos imaginar a mensagem que ele nos dá, nesse mês de Junho de 2O21.
Sim, ouvir com empatia, olhar com compaixão, falar com ternura e amar com retidão os idosos em nossas famílias e fora delas.
As crisálidas (pupas) penduradas nas orelhas nos convidam a auscultar as memórias que os idosos trazem à tona no rio caudaloso da sabedoria.
Sensibilizamo-nos para combater a violência contra os idosos e propor políticas de cuidado redobrado, ou, no mínimo, a exigir que se cumpra o Estatuto do Idoso, Lei 10.741 de outubro de 2003.
A sociedade amazonense não suportará abandonar seus idosos, nem relegá-los a serem obstáculos da "felicidade" quando narcisista. Importemo-nos com eles e não os consideremos importunos. Afinal, o parâmetro ancestral de uma civilização se mede pela sabedoria acumulada nos anos vividos e valorizados pelas novas gerações.
O ano de 2021, após o dia 15 de Junho - DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS, apesar da pandemia, ganha um status de renovado cuidado. Logo mais, acontecerá o retorno das atividades do Parque Municipal, viabilizando a convivência alegre e aproximativa, através das oficinas de arte, yoga, memória, dança, entre outras.
Nas moradias de longa permanência, retomar-se-á a formação continuada dos cuidadores, técnicos e servidores terceirizados.
Vamos juntos confiar no tempo favorável da transformação por maior qualidade!.
As larvas podem nos causar nojo ou rejeição. O tempo de esquecer ou deixar de amar os idosos já passou, pois era anterior ao Dr. Thomas. Mudemos nossos referenciais de beleza! Aprendamos que as borboletas pousarão no nosso ombro quando fizermos de cada idoso um amado cidadão, no seu ciclo natural de vida.











Comentários