UNIDOS COM OS AMIGOS PELO REDENTOR E SEU REINO.
- peixotonelson
- 31 de ago. de 2021
- 3 min de leitura

JACSON E NELSON, irmãos no céu e na terra com todos no Corpo Místico de Cristo Igreja- Povo santo e pecador a caminho.
Aniversário de Dom Jacson D. Rodrigues, falecido em 18 de março de 1998, depois de um calvário de sofrimentos que finalizou em Ressurreição.
Primeiro de Setembro de 2021, 27 de anos de Missão SOS.
Antes, porém, teve uma vida de dedicação, amor, arte e muita amizade, antes e depois de seu ministério de presbítero e de Bispo, que como relâmpago riscou o céu e o chão em Manaus em menos de 3 anos.
Nesse Primeiro de Setembro, são 27 anos que aderi a Missão SOS nas Aldeias Infantis e 73 anos que faria Dom Jacson. Já se passaram 23 anos de sua ida definitiva para Deus Pai, mas não nos abandonou.
Somos irmãos de vida missionária redentorista, construímos uma fraternidade ao longo de 33 anos de parceria na fé e em muitas atividades em defesa da vida.
Sempre fui pequeno diante da graça de Deus que o Jacson soube responder com muito talento. Eu observava sua espiritualidade e o vigor pastoral, seu contato humano e animado com as pessoas. Sempre fora meu irmão a ser seguido na forma de rezar e de estar com as pessoas. Certamente aprendemos um com o outro, mas garanto que eu aprendi mais com ele.

Estou no primeiro ano de Missão SOS e de Missão Redentorista declaradamente "extramuros". Significado desse dia de aniversário do Jacson:
1. "Extramuros" porque não existe vinculação trabalhista e nem dever de assim proceder. A missão agora está nascida da semente que Jesus plantou no coração durante nossa vida apesar das minhas resistências. Livre para seguir o que o Espírito aponta ou desperta fazendo contato com a vida das pessoas nesse novo momento de caminhada.
2. Significa que novas descobertas acontecem e surgem campos de missão humilde e presencial. Encontrei meu agora trio ABC (Amizade com álcool+Benção e Confraria) que poderá aumentar e apoiar. Descortinam-se na nossa frente e nos convocam a dar alguma resposta na direção dos idosos mais desamparados e pobres, dos moradores e catadores de rua, dos desempregados e pequenos empreendedores de venda de roupa ou de sucata. Todos esses irmãos mais desvalidos despertam em nós ideias que podem se transformar em gestos de solidariedade. Que assim aconteça!
3. Ano de 2021, difícil de esquecer as marcas deixadas dos 27 anos de Aldeias Infantis e dos 16 anos de missão presbiteral redentorista nas margens dos rios e lagos. Como fazer a síntese dessa trajetória no momento de graça que se atualiza no presente? Minha proposta que creio inspirada por Deus seria unir as duas missões de minha história de vida aos 70 anos.
4. Lembro que, projetando minha vida, creio entre 25 e 35 anos, teria dito que minha fase contemplativa de vida começaria aos 70 anos. Puro engano, pois seria fatiar a vida em fases ativas e contemplativas entre décadas. Melhor ser contemplativo na ação e depois ser ativo na contemplação..
Não seria possível fatiar a vida, nem teológica e nem existencialmente. Um certo ativismo ensurdeceu as palavras que o Espírito Santo de Deus queria me falar no tumulto das ações. Mesmo assim, Deus Pai tomou as minhas mãos, redirecionou minhas escolhas e ajustou meu caminho para encontrá-Lo em tanta gente.
Juntos estamos nos passos de Jesus! Jacson já conclui seu caminho, mas nós a seguir a cada dia!

Com o amigo Jacson, aprendemos a ser teimosos, a ter garras para segurar o rumo de nossas vidas, a perseguir objetivos e fixar o olhar no futuro, mergulhando nas correntes de água, que, embora aparentemente em rumos diferentes, desaguariam no insondável e amoroso oceano divino.
Meu amigo foi até o fim no seu jeito de viver como bispo. Como dizia: "evangelizando os pobres e sendo por eles evangelizado" e entregando sua juventude ao mistério da Copiosa Redenção.
Foi cedo levado para Deus, deixando seu legado de amor, gratidão e declaração de que DEUS É BOM, independentemente do que aconteça conosco.
No dia de sua morte e ressurreição, eu estava devotado às crianças inaugurando uma Escola, quando, ao amanhecer do dia 18 de março,
Dom Jacson adormecia no Senhor e começava a interceder pelas crianças e pelos projetos sociais das Aldeias Infantis SOS, em Manaus.
NP-Primeiro de Setembro de 2021)











Comentários