top of page

NAS CASAS DE IDOSOS DE MANAUS, ENCONTREI SINAIS DA PRESENÇA GRACIOSA E AMOROSA DE DEUS.

  • Foto do escritor: peixotonelson
    peixotonelson
  • há 7 dias
  • 3 min de leitura

Querem saber como acontece, por que acontece e do que, por amor, se faz a PRESENÇA manifestada de Jesus e da Justiça no meio dos IDOSOS? Aventuro-me a pensar e a decifrar os gestos que testemunho, quando observo e contemplo os olhares de cada idoso. Comovo-me ao ouvir as histórias de vida e o cotidiano de como são tratados por aqueles que deles cuidam, fazem a gestão e administram suas necessidades, inclusive espirituais.


Nas noites de lua cheia, andando no Parque Municipal do Idoso, em Manaus, nos ultitmos seis meses do ano de 2025, caminhava a pensar contrariamente ao que sabia do tratamento ofertado aos idosos pobres, no Brasil afora, acerca das condições tristes dos "asilos de velhos" de um passado distante. Entretanto, aqui estou a vislumbrar a atualidade crescente do atendimento aos idosos residindo fora de suas famílias de origem, sem julgar os motivos que os levaram a esta situação.


Importa aqui publicar e relatar os gestos rotineiros, já consolidados como práticas de atenção, ocupação e valorização de cada idoso, homem ou mulher, cansados pelos anos vividos, quase sempre, em situação de pobreza, vulnerabilidade social ou de alguma forma de abandono, indiferença ou negligências da família de origem ou do meio social e político.



Acompanhei alguns idosos, desde seus encaminhamentos jurídicos, os acolhimentos e seus primeiros dias de casa. Feliz por saber o papel da equipe multiprofissional para diagnosticar a saúde integral do recentemente admitido (ILPI Dr. THOMAS) e Casa do Idoso São Vicente de Paulo). Apesar da diferença orçamentária para o cuidado, entre as três moradias permanentes de Idosos, custa-me muito aceitar as condições proporcionadas para o atendimento da FAIC (Fraternidade de Amigos e Irmãos da Comunidade). Ainda não há igualdade de proteção, defesa e promoção entre todos os idosos do município de Manaus. Entretanto, mesmo em situações de estresse, por falta de recursos, não me recordo de nenhuma violência contra os idosos residentes.


A atenção, devotada aos idosos nas três moradias é testemunhada por mim através de gestos de carinho, humor sadio, abraços, cafunés, olho no olho, escuta qualificada, de mãos dadas e de tempo a "perder", apesar das urgências e do ritmo frenético na maior parte do dia.


Impressiona-me muitíssimo, entretanto, o que acontece de carinho e ternura onde tenho acesso facilitado, para ver acontecer tudo isso que descrevo, e muito mais, como sinais do amor de JESUS a cada idoso, sobretudo aos mais dependentes e aos cadeirantes.


POSSÍVEL E FUTURA VILA DE CASAS DE IDOSOS, EM MANAUS... EM SONHO
POSSÍVEL E FUTURA VILA DE CASAS DE IDOSOS, EM MANAUS... EM SONHO

Vejo, através da fé, que cada cuidador e profissional encarna a presença amorosa de Deus que quer a todos alcançar e aliançar uma amizade perene e jamais discriminatória. Nas três moradias, duas das quais eu me sinto mais pertencente, mas vejo em todas e sinto a intensidade do afeto, em forma de festas variadas e motivadas do calendário civil e religioso, aniversários e atividades criativas, culturalmente bem elaboradas e vivenciadas.


Além de passeios e aniversários, refiro-me às festas de Natal, neste final de ano, uma produção cabocla, bem nativa e ribeirinha, que aconteceu no Parque Municipal do Idoso, inclusive com o protagonismo dos residentes da ILPI que são cadeirantes. Sobre essa experiência, não consigo expressar a alegria que se passava no coração de cada um, que resplandecia no brilho dos olhos e no movimento das mãos. Como escreve o Pres. Sr. Eduardo Lucas, da Fundação Municipal de Apoio à Pessoa Idosa (FDT).

"Quando cuidado se transforma em gesto, tudo muda"


Refiro-me, igualmente, às iniciativas de faculdades, empresas e grupos de igreja que realizaram momentos sublimes de aproximação e afeição, tanto no SSVP, quanto na FAIC. Destaco esta última, a Fraternidade dos Amigos e Irmãos, até porque considero a que mais precisa de apoio para complementar as condições materiais de atendimento que se somarão a toda dedicação da pequena equipe de ativistas, gestores, equipe técnica e cuidadores que me tornaram parte da família e da Organização Jurídica.


Nas Casas de Moradia institucionais dos idosos, conferimos ser o espaço humanizador privilegiado para o desenvolvimento de cada idoso acolhido E com seus direitos garantidos, assim como os direitos trabalhistas dos colaboradores.


Não era para menos, muitos de nós, no Dia da Sagrada Família de Nazaré, (José, o Menino e sua Mãe) estivemos nas três moradias permanentes e nos colocamos como irmãos de todos, membros da mesma família e da mesma humanidade. Não se admitirá, daqui para frente, que ninguém viva fora do aconchego e da segurança de uma família.


Que nenhum idoso more e nem morra sozinho, sem ter saboreado o amor de Deus que nos chama e nos usa para ter com cada um daqueles que apoiamos ou que ainda estão abandonados, devido à pobreza.


Convido e apelo a todos para conhecerem a FAIC, que, no ranking entre as moradias de idosos, notifica-se como a que mais precisa de famílias parceiras e sinalização do Amor Infinito do Pai.


Nelson Peixoto, Manaus, 4 de Janeiro de 2026


 
 
 

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page