MÃE DO SOCORRO É PRESENÇA PERPÉTUA ...quer saber?
- peixotonelson
- 26 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Era uma vez três hastes douradas, como raios que se erguiam para o alto. No meio delas ficava suspenso o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Meus amigos e eu estávamos na Capela do Seminário do Santíssimo Redentor, onde aprendemos a amar a Mãe de Jesus.
Para quem estava de joelhos e de cabeça erguida, logo via a sandalinha quebrada e pendurada. Um detalhe terno do artista. Sua intenção era mostrar os pés descalços de Jesus, depois de uma carreira, amedrontado, até pular nos braços da sua mãezinha. Ele pedia socorro e foi atendido. Seus olhos de criança, que antes eram de espanto, ficaram confiantes, mas sem perder o foco da cruz que a visão do futuro lhe apresentou.
Se na transfiguração, foram os discípulos que viram o rosto brilhante de Jesus, (Marcos, 9, 2-8) aqui era Jesus quem via a sombra da cruz antecipada da entrega por amor Redentor. A morte seria para nos prestar socorro, dar sentido às nossas dores.
Anos mais tarde, para nos dar coragem, no auge do sofrer, apresentou Maria como a mãe de todos nós.
Assim, a amargura do filho Jesus criança e as nossas dores, no percurso da vida, podiam ser socorridas pela mãe que Ele nos deu, ao dizer para o discípulo amado. "Eis aí, a tua mãe!”
No ícone, as mãos de Jesus e as mãos de sua mãe estavam unidas num só gesto de amor protetor, mostrando-nos que segurar na mão de Maria, é o mesmo que estar segurando nas mãos de Deus.
O dia 27 de Junho é devotado a MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO. Tempo de contemplar todos os sinais de Deus que nos falam, através da pintura artística da bela mulher dourada e rainha com seu filho no colo. Um quadro encontrado entre escombros, escondido por anos, mas a revelação que jamais será esquecida para quem o contemplar.
O ícone foi entregue pelo Papa, aos redentoristas de Santo Afonso , para mostrar uma das faces luminosas das mil Glórias de Maria, invocada por tantos títulos.
Aqui seria destacar o Socorro certo para quem a invocasse:
"Levem esse quadro e espalhem no mundo a mensagem de Jesus e a façam conhecida como a Mãe do Perpétuo Socorro".
Examinando bem o que a pintura traz, o artista apresentou nela muitas verdades da fé e aqui, o que Santo Afonso fundamentou na sua espiritualidade, escrevendo ao Santíssimo Sacramento.
"Apareceis no meio de nós, ora como menino, ora como pobre trabalhador; aqui como criminoso na cruz, ali como pão sobre o altar. Dizei-me, Jesus, que mais podereis inventar para que vos amem?"
Respondamos, através do Espírito Santo na sua Igreja, Povo de Deus. "Deus Pai inventou sua mãe com o nome de Perpétuo Socorro para nos pegar no colo e segurar nossas mãos".
Assim crendo, desenvolveremos a devoção amorosa a Ela, através da Novena da Mãe do Perpétuo Socorro. Ela nos conduzirá a servir os pequenos do Reino. (NP)











Comentários