IDOSOS SÃO VIGAS NO PORÃO DA VIDA E VIGIAS DE HUMANIZAÇÃO
- peixotonelson
- 26 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de dez. de 2025

Já conversamos com alguns idosos, sobre os livros de Rubem Alves. Além do mais, minha vivência com eles, sempre foram reveladoras, com a contribuição de brilhante criatividade deste escritor, como educador, pastor presbiteriano e psicanalista. Alguns de seus livros, cheios de vida e de saudade alegre, lembram das casas onde crianças e idosos conviviam felizes. Têm livros escritos para crianças que servem para os idosos fortalecerem-se em esperança e voltar ao tempo do convívio à mesa da cozinha,, entre as flores e momentos de intensa escuta.
Neste tempo de Natal, dois livros de Rubem Alves, nosso escritor em destaque, chamam a atenção e combinam com que sentimos pelos idosos que conhecemos no FAIC (Fraternidade dos Amigos e Irmãos da Comunidade), do SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo) e da Fundação Dr. THOMAS.
1⁰. O VELHO QUE ACORDOU O MENINO (2015).
Com este livro na mente e com minha camiseta, com a inscrição "É NATAL", meu delírio poético aconteceu com um pouco daquela luz que inspirava o Rubem Alves. Do Céu desceu um clarão faiscando sobre nossas cabeças, pousando, em forma de passarinho, no ombro do meu amigo ancião, que estava cochilando. Sobressaltado não acreditou no que estava vendo e ouvindo. Era um canto perto do ouvido, igual a vozes de anjos celestes.
Meu velho acordou, vendo-se menino travesso, viciado em atirar pedras nas mangueiras. Desta vez, acariciou o pássaro e o deixou livre de suas travessuras. Sua imaginação o fez correr para a cozinha da casa a fim de pegar alpiste, mas encontrou cupins no esteio principal, e logo pensou chamar os pássaros para aquele almoço de Natal.

Observou que à medida que os cupins eram devorados pelos pássaros, revelava-se, no esteio de sustentação do porão, o âmago da madeira.
Chegando mais perto, viu, como em um espelho, o seu rosto enrugado pelos anos, acordando o menino que estava ainda vivo a cantar o Noite Feliz no coral da igreja.
2⁰ SE EU PUDESSE VIVER MINHA VIDA DIFERENTE.
"Se eu pudesse viver minha vida novamente... Neste livro, Rubem Alves viaja no tempo e no espaço. Lança o olhar sobre os sonhos, sobre as perdas e ganhos, detendo-se nos pequenos detalhes que fazem toda a diferença, recorrendo a memórias ora felizes ora dolorosas, quase sempre com um toque de nostalgia que não é arrependimento, mas sim uma saudade gostosa de algo vivido em plenitude. É assim, com extrema delicadeza, que chega ao coração e à mente de cada um de nós, despertando-nos para o agora, acordando em nós o desejo de viver de forma diferente nunca é tarde para isso, de aproveitar cada instante, de valorizar cada minuto, enchendo-o de beleza, de verdade, de leveza".

Sendo assim, caro leitor e leitora deste blog, reafirmamos nosso compromisso humanitário de encontrar a presença divina em cada idoso e idosa que tocamos, ouvimos e os vemos em nossas famílias e fora delas.
Com "Jesus feito humano", redescobrimos o verdadeiro sentido da vida, da velhice, da morte e da Ressurreição em todos os dias do Ano Novo.
FELIZ ANO DE 2026!
N.B. Sugiro a leitura do conto A ESPECTADORA DO NATAL (Natália Ávila).
Este conto é fantástico, mas não é show da vida, mas uma referência de uma admirável criatura que assiste um tipo de dança das estrelas e se extasia com tanta beleza. Tudo parece diferente e nada igual ao cotidiano que imaginamos para além dos espaços e passos conhecidos. Imagem de UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL.
Nelson Peixoto, 28 de dezembro de 2025.











Comentários