top of page

IDOSO QUE FOI "ARACATI", ALTAR DE DOR E VENTO NAS MARGENS DO RIO

  • Foto do escritor: peixotonelson
    peixotonelson
  • 9 de jan.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de jan.

Foto de Gisele B Alfaia
Foto de Gisele B Alfaia

Conheci um grande superpai que se tornou avô, piedoso homem de fé, pescador e agricultor incansável, solidário senhor que se chamava Bianor, casado com Dona Olívia. Ambos de origem nordestina, valentes serigueiros do alto rio Juruá, que nunca precisaram viver em Casa de Idosos ou ILPI quando envelheceram. Tiveram e criaram outros filhos, depois de deixar os seringais e viver sem a imensa dependência de patrões. Foi morar em um lugar que, pelo nome, recordava terras do Ceará: Aracati, palavra de profundo significado. Depois, com os filhos mais crescidos, foram viver numa margem do rio que batizaram com o nome de "Mariponi". Estes filhos nunca imaginaram abandonar os pais, mantendo-os sempre próximos e gratos.


Rio Solimões, correnteza forte na época da enchente e de extensa praia nos tempos de vazante. O  porto Aracati distava uma longa travessia até chegar à praia. Tive bons momentos de convívio com um dos seus filhos, o Francisco. Com ele e sua filha Olivetti. Certa vez, fomos até a praia brincar com as gaivotas e verificar as redes de pesca de captura de peixes lisos gigantes. Menina ágil e esperta, dava-me lição de como remar e cortar as ondas dos barcos que passavam por nós, embora fosse um tempo de mansidão do rio, que beijava aquela imensidão de praia, emergida como ilha deserta e povoada de borboletas e gaivotas, no meio do Rio Solimões, AM.

A história da família do avô Bianor é algo de maravilhosa em termos de trabalho, fé, coragem, dores e alegria confiante em Deus. Quando eu visitava a pequena comunidade do Aracati, juntávamo-nos com os poucos vizinhos e rezávamos, priorizando a Palavra de Deus e a catequese que acontecia com as letras poéticas das músicas que Olivetti adorava e vibrava com entusiasmo.


Seu Bianor tivera um filho, chamado Etevaldo, que fora para o seminário redentorista. Triste foi encarar o desfecho final da vida deste jovem.


Sofrera uma queda de andaime, quando nas suas férias em Coari, caíra e machucara gravemente a cabeça. Conduzido para Manaus, ficou em coma e faleceu na mesma época da visita do Papa João Paulo II. A delegação de Coari, que viera para a visita do Papa, voltava com D. Gutemberg, e junto conosco estava o seu Bianor, depois de muitos dias em Manaus, rezando e apoiando seu filho que permanecia na UTI.


Saudades e sintonia com o filho que agonizava, quando ouvimos pelo rádio Rio Mar a notícia da morte do filho. Confesso a minha perplexidade ao ver aquele pai na solidão de sua dor, que só Deus podia suavizá-la. O filho Etevaldo está em Deus rezando pelas vocações missionárias. Alguns anos depois, um outro filho do Seu Bianor e Dona Olívia, o Paulo, também foi para o seminário e tornou-se um bom cristão e caprichoso profissional de vendas.


Foto de Gisele B. Alfaia
Foto de Gisele B. Alfaia

Hoje, o Paulo e a enfermeira Olivetti, que cuida de idosos, conservam com carinho a memória de seus pais. Dona Olívia, bem letrada,  era dirigente de uma comunidade católica da Restauração. Anos mais tarde, encontrei Olivetti, casada e já com seus filhos adultos. Hoje,  profissional evangélica que trabalha na saúde e exerce sua profissão como missão de servir, unindo e evangélicos e católicos em oração.


De Aracati do Solimões, recordo os nordestinos que, como os pais de seu Bianor e esposa, vieram para os altos rios do Amazonas trabalhar na extração da borracha. Encanta-me traduzir a palavra  "aracati" que vem do tupi-guarani.


Se "ARA", no latim quer dizer altar, completo com o significado nativo de "vento bom" (= +KATU), que sopra como o Espírito de Deus, renovando a face da terra e dando sentido e esperança para tudo que acontecera em nossas vidas de idosos, perto ou longe de nossos netos e filhos.


Obs. Este texto é uma releitura de um artigo do meu primeiro livro: O SEGREDO REDENTOR DOS RIOS (Aventuras de um Missionário Caboclo).

 

 
 
 

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page