top of page

ARARAS E PATOS - VOAR E NADAR

  • Foto do escritor: peixotonelson
    peixotonelson
  • 15 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura

ree

Todas as manhãs cruzam no "meu" espaço aéreo quatro araras. É sempre uma distração ligeira e um lance dos meus olhos sobre elas. Da minha altura, fico a imaginar de onde elas partiram e qual será o ponto de chegada para viverem no clarão do dia. Pedaços de floresta, ilhas verdes de mata que restam do vale do Rio Mindu, cujas águas correm velozes sobre lajes salpicadas de entulho, em dias de chuva


As quatro araras coloridas representam o ano de "202Y" que deixou de ser incógnita (y), pois veio, revelou-se e se vai no fim da tarde do dia 31 de dezembro, assim como as araras voltando ao por do sol.

Surpresas, medos e muita prevenção, responsabilidade frente a variante ômicron. Sem perder a confiança, vamos desviando os caminhos dos contágios que levam à gravidade e a dores dentro das famílias.


Nunca mais os dias passados voarão sobre nós. Voaremos com as asas fortalecidas para novos ares de visão, de águas e de chão. Agora, dois patinhos (22) estarão a recordar que crescer é preciso para completar mais 365 dias em busca de paz, fraternidade e muita amizade e saúde, sobre as águas no novo tempo que Deus dispõe para navegar pelas corredeiras da vida.


Vem-me a história de dois patinhos que presenteei a minha filha, quando tinha 2 anos. Ela que tem o nome simbolizando a "luz na floresta" (Sílvia Luíza), gerada em plena ECO 92, que não era luz do fogo destruidor, e sim da esperança de mais cuidado e preservação da natureza. Eram dois patinhos amarelinhos, da cor do sol, em tarde que se fechava ao anoitecer. Mimo carinhoso de pai para uma criança feliz! Acomodamos os patinhos para dormir e somos cantar na rede até adormecer.

ree

A tristeza foi grande, no dia seguinte ao constatarmos que os dois patinhos tinham sumido. Não houve um 21 para ter aprendido a cuidar da vida em 22. Entenderam? Os dois patinhos do ano novo chegam, depois de 2 anos de pandemia. O que estamos aprendendo?


1. Que somos uma Humanidade conectada no CUIDADO para ter saúde num jeito novo de usar os recursos da Terra em favor da vida e não para o lucro concentrado, na dizimação dos rios, da biodiversidade e da celebração da fraternidade!


2. Aprendemos que o futuro de todos nós, depende das ações atuais para uma mudança civilizatória, que suste as violências geradas pela desigualdade. Mais de 80% da riqueza do mundo está nas mãos de 1% da população. (Fonte OXFAM Brasil - 2021)


3. Aprendemos que a ESPERANÇA não nos permite desistir, que a fé no Deus da vida e amigo consolador nos põe em movimento como guardiães, e que o Amor já existia antes de todos os tempos!


4. Aprendemos que dois patinhos andam, nadam, lado a lado, como os dois irmãos conversando sobre Jesus e com Ele, na estrada de Emaús. Lucas 24.32: "E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho nos falava, e quando nos abria as escrituras?"


5. Aprendemos que não estivemos e não estaremos sós nos dias do ano de 2022.


Encerramos o ano e começamos como o salmista poeta em Sl 95/96:

Cantai ao Senhor Deus um cântico novo, neste NOVO ANO, já avançando veloz!


"O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas;

os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas".


 
 
 

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page