top of page

A ESTRELA DALVA CONVERSOU COMIGO - ANIVERSÁRIO DE 18 ANOS DO ESTATUTO DO IDOSO

  • Foto do escritor: peixotonelson
    peixotonelson
  • 29 de set. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 2 de out. de 2021


ree

Era uma tarde quente. Caminhando às 15 horas, tal como agendado, olhei para o céu e vi, mesmo assim, nesse horário, a lua crescente no firmamento como um desenho de giz branco no azul de uma escola celestial. Meu interesse era a Estrela Dalva que me traria informações sobre seu tempo de gestora da Fundação Dr. Thomas. (FDT), de Manaus , Am. Meu rumo era a casa de DALVA PEREIRA VIEIRA, 94 anos , que já me esperava junto de sua cuidadora Ana Luísa. Entrei no calor humano do acolhimento, ao abrir da porta por ela. Abracei-a e a beijei , com o cuidado necessário.

Marcamos esse encontro para conversarmos sobre a Fundação Dr. THOMAS por alguns anos da última década do milênio, quando assumiu a presidência da Fundação e teve minha irmã, Ângela Peixoto , como chefe da Administração.


Dalva falava com paixão, lembrando detalhes de sua decisão, tendo renunciado a gestão de 20 anos na Escola Leonilla Marinho. Difícil decisão, motivada só por amor. Chorou, quando visitou antes de dizer sim ao convite do prefeito, sonhou que devia amar os idosos que se encontravam abrigados e fazer tudo para dar-lhes dignidade nos últimos anos de suas vidas.

Contou-me que o primeiro impacto que sofreu foi ao saber que, nos primeiros dias , três idosos foram a óbito. Com senso crítico e faro ético, conseguiu descobrir o que acontecera. Três colaboradores diretos com os velhinhos estavam administrando um chá e ocasionando, provavelmente , essas perdas humanas. Dalva não esperou . Desligou o trio, mas não os acusou de eutanásia ou apressamento da morte. O que ,talvez , estivesse acontecendo era a vontade desregrada, impaciente e irresponsável de poupar trabalho e ter os idosos quietos durante a noite toda

ree

Dalva Pereira Vieira, a nova presidente da FDT prosseguiu com as medidas de ajustamento dos servidores públicos, ali lotados. Eles deveriam portar-se de acordo com seu perfil de compromisso e responsabilidade funcional. Precisou afastar, também aqueles que, acomodados, pouco faziam ou chegavam apenas para receber seus salários no fim do mês. Imprimiu um mandamento de valorização da velhice, já fugindo da caridade assistencial para a aplicação dos direitos humanos, anos mais tarde. Antecipava-se e preconizava o Estatuto do Idoso que entraria em vigor em outubro de 2003. (1)* Sem um orçamento para adequar os espaços e a formação do quadro técnico bem mais profissional, entrou no campo para jogar e ganhar. Colchões, material de limpeza, equipamentos de cozinha e muita coisa mais. Tudo visto e analisado. Seu contato com o Distrito Industrial de Manaus levou o Presidente das Empresas, Sr. Marcílio Junqueira e sua esposa Hermengarda, a convocar todos para atenderem as necessidades da Fundação Dr. Thomas.


Depois de algum tempo de sucesso, percebia que o novo prefeito, nem sempre foi promissor para sua gestão nos anos posteriores, devido influência influência, credibilidade e novas iniciativas da Dalva, voltadas para o cuidado e a saúde dos idosos de Manaus. (2)


Certamente, a gota d'água fora seu projeto de uma Clínica Geriátrica, cujos recursos já estavam todos captados junto às empresas e pessoas físicas. Esse fato gerou uma dissensão quanto a grande quantidade de terras que a Fundação Dr. Thomas possuía. Vender ou não vender, fazer o quê com os recursos da venda de parte do terreno? Quais eram os planos do poder estadual?


O impasse levou à nomeação de outra presidente para a Fundação, a fim de que as ações se dobrassem de acordo com a vontade política do governante e não tanto com as necessidades dos idosos de Manaus e as intenções de Dalva.


Dalva lamentou esse episódio que truncou o plano da construção da Clínica Geriátrica , que daria mais resultado para o atendimento integral e um envelhecimento saudável. Na época, outras prioridades políticas entraram em evidência, apesar da extinção da Legião Brasileira de Assistência Social , extinta no Brasil todo, infelizmente com a marca da corrupção, mas que precisava de formas éticas e substitutivas de Assistência aos Idosos num novo marco jurídico de DIREITOS.


Nossa Estrela Dalva não quis retornar para a gestão das Escolas, por respeito aos que ficaram na direção durante o tempo que se ausentou. Mesmo assim, aceitou ser prestigiada com o nome da quadra esportiva coberta da Escola Estadual Leonilla Marinho. Ela guarda a memória da mais viva emoção, como momento de maior gratidão sentida em sua vida, quando ovacionada por mais de mil ex-alunos do Parque 10.


Tal fato deixou os governantes extasiados pela homenagem que recebeu. Humildemente, Dalva desconversou, dizendo que eles estavam há pouco tempo e ela, uma vida inteira de magistério na mesma Escola onde sempre foi um sucesso total de acolhimento humanizado dos alunos e de parceria com os professores. Confirmou-se o dito de Jesus: "o que fizestes a um desses pequeninos é a mim que estás fazendo". (Mt. 25.40) Ficou para a eternidade a gratidão que o Conselho Celestial dos Idosos fará para a Dalva Pereira de Oliveira. "Vinde, que revelaste o amor sem medida aos abandonados deste mundo, estudantes, velhos e crianças".E o Senhor do Reino dirá: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt. 25,34). _______________________ _____________________ ___________________ (1)* Fica proposta de um aluno de História da UFAM ou da UEA fazer uma pesquisa de profundidade sobre a Fundação Doutor Thomas. (2) *Art. 2.º O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física, mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

 
 
 

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2023 por Quebra-cabeças. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page